quarta-feira, 29 de maio de 2013

50 pessoas...VITOR VIEIRA ALVES


É bastante difícil falar do Mané num momento como este, em que a mágoa foi o legado de uma relação terminada, para mim em 2012...formalizada a meu pedido em fevereiro de 2013. Conheci-o há mais de 30 anos. Jovem "retornado" de Angola que começou a frequentar a Igreja de Cedofeita, onde começamos a conviver no Departamento da Juventude. Desse convívio brotou um amor. Como todas as paixões, começou cheia de encanto e entusiasmo e a cumplicidade foi-se gerando. Casamos a 15 de Abril de 1983. Éramos muito jovens mas determinados apesar das nossas características de personalidade bastante distintas. 
Juntos conquistamos muita coisa. Foram muitos anos...Vivemos momentos muito bonitos! Fomos felizes.
Não pondo nunca em duvida as suas capacidades, o seu profissionalismo e inteligência, o Mané  foi a pessoa que me deu as maiores alegrias e as maiores tristezas, direi mesmo, as maiores mágoas e decepções. Se com ele vivi a alegria do amor , da maternidade, da cumplicidade, da partilha, do companheirismo, do apoio na dificuldade, da educação dos filhos comuns, da valorização das minhas capacidades pessoais, do alcançar esforçado dos sucessos académicos e profissionais de cada um,das férias em família,do prazer das viagens...
aprendi também o que é a traição, a mentira, a vaidade, o convencimento e o egoísmo. E demorei a compreender isso! Pensava que havia valores que eram imutáveis e que o  sentimento que nos uniu era forte e sincero, apesar dos problemas…e olhava-o sempre de uma forma bastante “cor-de-rosa”, bastante amorosa. Nos últimos anos eu amava sózinha e não sabia. Era casada comigo própria. Mais tarde compreendi que se pode ser bom actor na vida real. Ainda hoje não suporto a ideia de ter sido enganada por uma pessoa a quem eu me entreguei fielmente e quis tanto bem.
Mas por tudo isto, ele marcou a minha vida fortemente. Gostaria de o guardar no leque das boas pessoas, de postura exemplar e sublime pelo carácter, pelo sentimento…é impossível!

Sem comentários: