domingo, 5 de maio de 2013

50 pessoas...CASIMIRA DE LIMA


" não te aborreças, daqui a 100 anos anda cá outra gente!"



A vida passa rápido e a velhinha Casimira já não está entre nós. Faria hoje 92 anos! Guardo os seus múltiplos ditados populares, a sua história de vida, o saber estar, a sua discrição, a grande memória e lucidez. Ah! guardo também na memória o seu saboroso empadão de carne!


Não sendo uma pessoa de grandes manifestações de afetos, senti que tinha uma consideração especial por mim. Eu também a amei de uma forma muito própria. Compreendi-a para além do tempo presente, aceitei-a com todas as marcas que um passado doloroso deixou nela.Descobri que a sua personalidade era um misto de sofrimento, luta, resignação e paciência...muito pouco amor e ternura! Era uma mulher forte, sem parecer! Conseguiu viver as maiores adversidades e num mundo marcadamente alfabetizado viveu sem nunca ter ido à escola nem ter aprendido a ler segundo os padrões convencionais...arranjou as suas próprias leituras!Foi uma esposa que esteve sempre ao lado do marido. Trabalhou muito e poupou ainda mais...Sempre se preocupou com os filhos...Recordo o  último abraço que me deu, na entrada da sua casa, quase a chorar, sem ninguém ver...Recordo a última vez que a vi com vida...aí fui eu que chorei sem ela nem sequer dar pela minha presença.

Foi uma boa sogra! Guardo-a no coração!

Sem comentários: