sexta-feira, 21 de junho de 2013

50 pessoas...ANA PRISCILA ALVES

.
Pequenina


És pequenina e ris ... A boca breve
É um pequeno idílio cor-de-rosa ...
Haste de lírio frágil e mimosa!
Cofre de beijos feito sonho e neve!

Doce quimera que a nossa alma deve
Ao Céu que assim te faz tão graciosa!
Que nesta vida amarga e tormentosa
Te fez nascer como um perfume leve!

O ver o teu olhar faz bem à gente ...
E cheira e sabe, a nossa boca, a flores
Quando o teu nome diz, suavemente ...

Pequenina que a Mãe de Deus sonhou,
Que ela afaste de ti aquelas dores
Que fizeram de mim isto que sou!

Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"

 - Continuas pequenina no meu coração materno, sendo tremendamente valiosa na minha vida. 
Será assim que se começa a falar de uma filha? O óbvio seria pela gravidez e nascimento mas, a sua história é mais do que um percurso cronológico. Falar de uma filha, como a minha, é quase um ato transcendente dissolvido entre presente e passado. Vem-me à mente outro poema,  agora de Cecília Meireles em que os versos, qual bailado, me levam ao passado da sua infância:

"Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina" (...)

E as recordações começam a romper como flashes fotográficos de momentos variados. Quantos momentos lindos! Desde as travessuras, o trepar de muros contrapondo com a sensibilidade do ballet, a timidez natural contrapondo com a boa representação teatral e mímica, a fragilidade das inseguranças e duvidas contrapondo com as perseverantes decisões e vitórias, o arrojo das viagens e a pacatez, a estada no Japão mesmo com o medo, a paciência com algumas amizades mas a frontalidade, as experiências radicais e os receios, mas sempre a afirmação de carácter...tudo isto denota características extremas mas que se equilibram...e é o equilíbrio precisamente um dos seus atributos. Outros serão a discrição, a afabilidade, enorme paciência e compreensão...Ah, a pontualidade é a sua imagem de marca ( a juntar ao profissionalismo).
A minha filha é mais do que minha e por ser ela mesma é quase celestial.Foi derramado nela algo de muito especial e a haver Anjos, ela poderá ser um!
Os seus sorrisos são de uma cândida ternura imensurável que nos contagia de enorme bem estar..." (...) um sorriso com muita luz lá dentro, apetecia entrar nele(...) pelas palavras de Eugénio de Andrade.
Os seus abraços envolvem-nos de calma, de paz...As gargalhadas sinceras fazem brotar em nós a felicidade.
A genuinidade do seu ser, bondoso, alegre e amoroso é reconfortante e contagiante.Acaso pode ela ser apenas humana? Não! Tem essa beleza celestial de alguém que se passeia entre dois universos. E, ninguém sabe, mas existem umas asas invisíveis que a fazem voar...intersectar os dois mundos, tornando o terreno muito melhor, irradiando a sua pureza de sentimentos. Ah! que nunca lhe roubem essas asas é o meu desejo e que encontre nesse voo todas as melhores pessoas do mundo!...Minha filha amada, meu Anjo!

Marrocos - 2012

                                                 


1 comentário:

Anónimo disse...

DIVINAL!
Belita