domingo, 3 de fevereiro de 2008

Pequenos poderes

Os Agrupamentos de escolas, conforme a palavra indica, são um conjunto de escolas públicas (dos vários níveis de ensino, do Pré-escolar até ao terceiro ciclo/Secundário) que, no mesmo espaço geográfico e cultural,unidas por projectos pedagógicos comuns, se agrupam constituindo uma só organização . Esse conjunto é gerido por vários órgãos que, de acordo com a essência da lei, seriam democráticos e participados.
Mas...tudo era demasiado bonito e permitia que os órgãos de Gestão, no âmbito da sua autonomia, traçassem metas, projectos e dinâmicas próprias. Muitos dos Conselhos Executivos, brincam com o seu poder. A Assembleia de escola não é actuante. E, vamos brincando às democracias. E, as Associações de Pais, continuo a senti-las como um exército pronto a atacar os professores, não sabem o que é cooperação, diálogo. E, na ânsia de se mostrarem influentes tornam-se estranhamente vaidosos e enfatuados. Entretanto deve estar a ser aprovada nova lei, os poderes vão ser distribuídos de uma outra forma. Não prevejo melhores dias...estamos a ser dirigidos por pessoas arrogantes, que não se formaram como cidadãos. Não sabem o que é respeitar a diferença de opinião e reflectir sobre essa diversidade. Tudo são ataques pessoais vindos de pessoas a "perseguir".
Um dos Agrupamentos de Valongo, anda"às voltas" com a questão dos donativos dos pais, para os Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo. A lei é clara e refere que a actividade pedagógica dos Jardins de Infância é gratuita, apenas é paga, a componente de Apoio à família (almoço e actividades de animação).Para mim, não há duvida nenhuma, a Câmara tem que enviar as verbas que recebe, de forma a que as escolas tenham materiais de limpeza, materiais de desgaste pedagógico, visitas de estudo. A Escola Pública é gratuita! Autarquias bacocas como as que vejo, Associações desinformadas e Conselhos Executivos que não se articulam, fazem com que alguns docentes, que pretendem desenvolver ideias,defender ideais, promover inovação, sejam vistos , como pessoas chatas, que ousam desafiar o poder... E, chegam ao ponto de promover reuniões cujo ponto da ordem de trabalhos é Donativos e, falam do Coordenador da Escola, da sua opinião emitida no Blog da sua escola há 4 meses atrás (relacionado com educação ambiental), que era de reprovar. E, como a ignorância é atrevida chegam mesmo a dizer que o Coordenador não deve dar esses pareceres no Blog. A quem pediu autorização? E com prepotência tanto Presidente Do Conselho Executivo como Presidente da Associação de Pais , proferem estas verdades. Não sabem distinguir um Portal do Agrupamento de um Blog da escola (criado e dirigido pelos Professores dessa escola)! Mas, se ao menos reivindicassem pelo que lhes é devido!!!!
Digam-me lá se não acham que vivemos num país estranho? As pessoas não sabem o que é a liberdade. O pior é os próprios professores não o saberem! Depois queixam-se da Ministra!

3 comentários:

tsiwari disse...

Pois...


... eu estive numa dessas reuniões, enquanto encarregado de educação. E fui bem claro: "para esse peditório dou eu, todos os finais de mês".

Era só o que mais me faltava!

Quanto às "bocas" sobre o blog...inacreditável!


Abraço e esperando o tal café...

Anónimo disse...

Sabes... Se às vezes me encho de coragem para ir contra tudo isso. E já o fiz! Sozinha! Vejo com tristeza a facilidade com que as pessoas reclamam, barafustam, dizem mal... e no fim... fazem tal como essas pessoas que tanto criticam, querem! Sabes... Desisto!
Não são os executivos, as câmaras que são os maus... São as pessoas que se deixam levar pelas facilidades e falsas verdades.
Mas estou contigo...

Raquel Alves disse...

tsiwari:...que mais dizer?...
Ando escravizada por reuniões.Consegui desorganizar-me e quase não fruir o que vale a pena.Será velhice?...cada vez mais admiro a organização e o tempo divido segundo as prioridades.
...o tal café?...um dia destes.
:)


Carla:Obrigada pela cumplicidade.*