quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Inconformismo?

Hoje, não sei muito bem porquê, lembrei-me destes versos de Fernando Pessoa (Álvaro de Campos)...

"Não: Não quero nada.
Já disse que não quero nada.
Não me venham com conclusões!
A única conclusão é morrer.
...
Se têm a verdade, guardem-na!"


E, de uns outros de José Régio...

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"

"Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"? "

"Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!"

1 comentário:

Rosa Silvestre disse...

Inconformismo ou constatação como navega pela net e me foi enviado:

VERGONHA

«De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer as injustiças,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos erradas,
o homem chega a desanimar-se da virtude,
a rir-se da lealdade,
a ter vergonha de ser honesto. »

José Gil