sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

SOLIDARIEDADE


A imagem "http://www.plenarinho.gov.br/noticias/imagens/celso-oliveira-foto-1" não pode ser mostrada, porque contém erros.A princípio, busca-se definir “solidariedade” enquanto qualidade de solidário; laço ou vínculo recíproco de pessoas ou coisas independentes; adesão ou apoio à causa, empresa, princípio, etc., de outrem; sentido moral que vincula o indivíduo à vida, aos interesses e às responsabilidades dum grupo social, duma nação, ou da própria humanidade; relação de responsabilidade entre pessoas unidas por interesses comuns, de maneira que cada elemento do grupo se sinta na obrigação moral de apoiar o(s) outro(s): solidariedade de classe; sentimento de quem é solidário; dependência recíproca. (Dicionário Eletrônico, 1995)

Ouvimos falar do termo, vimo-lo publicitado, ouvimo-lo na Igreja, apelamos para que o sejam e…vamos vendo, sentindo e tentando essa solidariedade. Os nossos valores morais e a responsabilidade enquanto cidadãos fazem anular algum do nosso egoísmo e ficar sensíveis ao outro. Aí, perdoem-me os ateus, acho que o Cristianismo, com todos os defeitos que lhe poderão apontar, transmitiu-nos essa preocupação, moldou-nos o carácter.
Dizemos frequenteme
nte que o mundo mudou e já não é como no passado, as pessoas não desenvolvem bons sentimentos de inter-ajuda. Concordo! Mas…há povos que com a guerra e a luta pela sobrevivência , mataram o conceito de solidariedade.

Fiquei deveras admirada com episódios que a minha amiga Ana e o seu marido (Pedro) me relataram de Angola. Solidariedade?...o que é isso?...Dá dinheiro?...

“Um carro percorre uma estrada (das que há por lá, cheia de buracos, lama, sem indicações…). A criançada vê o carro, vai a correr e oferece-se para indicar o melhor caminho (a troco de dinheiro). Se a pessoa (muitas vezes por desconhecimento) prescinde da ajuda, a criançada vem a correr atrás do carro para ver onde o mesmo se vai atolar. Quando o motorista fica em apuros, parado e aflito, os miúdos param a ver .Ficam à espera que o condutor os chame e lhes dê dinheiro para ser ajudado.
Enquanto isso, pode vir um carro no sentido contrário e ter que ficar parado por não poder passar, por causa do incidente. Esse ficará a assistir à aflição do outro condutor.
Fica tudo parado a olhar. Só ajudarão se forem pagos!”

Um país em guerra durante tantos anos, matou física e espiritualmente a sua descendência e deixou por herança, muitos velhos sós, mães sem saber ser mães, as crianças sem oportunidade de ser crianças, não foram passadas tradições, saberes, valores. O povo não sabe o que é viver …foi desenvolvido o instinto de sobrevivência, sem escrúpulos…e, não será compreensível?

3 comentários:

tsiwari disse...

quem lhes roubou a inocência?

quem os fez Vampiros à força?

como poderiam entender?


triste. mas...autêntico. ***

Rosa Silvestre disse...

Muito triste, Raquel.
Uma boa semana para ti, RS.

Raquel Alves disse...

Um grande abraço para os dois.Gosto de vos "ver" por aqui!