segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O encanto



Passou o Natal com a realidade e as memórias, iniciou-se um Ano Novo esperançoso, lembrou-se o Dia de Reis.

Segundo a tradição, termina a época natalícia. As casas despem-se dos enfeites, das luzes, dos arranjos de flores. E, a mim custa-me guardar os adornos, as velas, o pinheiro, os presépios, as caixas de música, os cartões de Boas-Festas (que cada vez são menos e trocados por mensagens via telemóvel), os marcadores de mesa, o “programa”da noite de Natal com os poemas, os cânticos e as leituras Bíblicas (correspondentes ao Nascimento de Cristo) que, partilhamos antes do Jantar de Natal, à luz das velas, no quentinho da casa. Custa-me arrumar os CDs de música que se ouvem nesta época…músicas que ouço desde pequenina, enquanto embrulhava com o meu pai, os presentes para oferecer aos amigos.
Quanta saudade!...quanta fé! esperamos, sempre, vir a abrir essas caixas cheias de objectos natalícios e, a encantar-mo-nos com eles como na primeira vez…

Fica a nostalgia e a esperança. E, a casa também fica mais vazia .

4 comentários:

Anónimo disse...

Era bom que todo os dias tivessemos a nossa casa enfeitada e os nossos corações em festa...não era?...mas é a vida...beijinhos, RS.

Ana Maria Neves disse...

Adoro mesas grandes e bem postas no Natal. Nós por cá, ficamos com uma mesa posta até aos Reis - tradições alentejanas :) Não sei se aí também é assim. Este ano aconteceu uma coisa fantástica aqui em Lisboa, uma vizinha nova no prédio veio oferecer-nos uma salada de frutas e um maravilhoso ananás. Consegues imaginar o significado que teve para mim? É tão raro... Os meus viznhos de há 30 anos, nunca sequer me bateram à porta a desejar um Bom Natal a menos que calhe encontrarmo-nos nas escadas enqanto um desce e outro sobe, lá se sopra "Boas Festas", como quem diz "Bom Dia, como estás" e não espera pela resposta. Coisas simples, mas que fazem a diferença... Um beijo

Anónimo disse...

Aqui estou a retribuir as visitas apenas lamentando ter demorado tanto mas a correria diária não permite mais.
Também eu fico com um aperto no peito quando guardo as decorações natalícias. Afinal de contas...quem sabe se cehgaremos ao próximo juntos com toda a família.

tsiwari disse...

Arrumamos as "tralhas" com o coração algo apertado não obstante o que se encheu enquanto as "tralhas" estiveram espalhadas.

Esta magia volta pelo final de 2008

Já falta pouco, um pouquinho que depressa passa.

***