domingo, 29 de setembro de 2013


O que é o Dia Nacional do Pijama?

O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 6 anos, nas escolas e instituições participantes, de todo o país, vêm vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades divertidas, até regressarem a casa.
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que uma criança deve crescer numa família.
O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida.
É um dia que promove a escola de valores - permite que as crianças aprendam a partilhar e a viver a solidariedade. É também um dia que liga a família e a escola - permite a celebração do valor da familia e a aproximação entre os pais e a escola.
O Dia Nacional do Pijama é, por isso, uma experiência educativa 3 em 1. 
É formado por três componentes: (1) lúdica, (2) educativa e (3) solidária. E contribui para a relação escola-família.
Para se potenciar a riqueza pedagógica da iniciativa, o Dia Nacional do Pijama deve ser planeado.
No outro dia vi-me confrontada com esta informação, na escola onde trabalho. Pouco depois uma colega escreve-me entusiasticamente a falar na sua adesão a esta iniciativa. E eu resolvi ler melhor as informações disponíveis e...senti-me terrivelmente crítica, aquilo a que chamarão de "desmancha prazeres". Por trás de uma causa que será nobre, está uma promoção desajustada, quanto a mim.
Mas...porquê uma americanice destas para valorizar a importância de todas as crianças terem direito a uma família? e porquê andar de pijama todo o dia? Se fosse para incentivar a recolha de pijamas para crianças mais necessitadas...ainda fazia sentido mas...para valorizar a família? então porque não comemorar a sério o Dia 15 de Maio - Dia Internacional da Família? Não consigo entender a lógica de tal evento, muito menos a pedagogia e grande relação com a solidariedade... será defeito meu?

1 comentário:

Lynce disse...

Eu tenho uma tese, nada consensual, onde defendo que o há tantos dias para aí, que alguém resolveu inventar o Dia Nacional do Pijama.