sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Novo ano letivo...Bugios e Mourisqueiros


O Manual de Acolhimento 2013-2014, com um bonito design,oferecido a cada docente e demais pessoal pertencente ao Agrupamento de Escolas de Valongo, abria com um texto da minha autoria. O Tema aglutinador é-me particularmente caro e pediram-me uma pequena introdução a esta publicação de 21 páginas. Num universo de 190 professores, senti-me honrada com tal convite.




Novo ano letivo…
Agrupamento de escolas de Valongo…
Da mera designação instituída, algo desafiante mas imposta, até à apropriação como realidade vivida, a de que somos indivíduos, uma pluralidade heterogénea dispersa por um conjunto de escolas num espaço geográfico entre Valongo e Sobrado. Foi percorrido um caminho e este recomeço de ano, é já fruto de um trabalho colaborativo que mesclou territórios geográficos, pedagógicos e até afetivos. Agregamo-nos num sentido já partilhado e o novo logótipo transparece essa união. Reflete as características de uma comunidade preenchida de saberes, tradições e cultura, em que o grande objetivo é o de EDUCAR.
E, sem duvida que tradições fascinantes como a Bugiada de S. João de Sobrado, são tesouros imateriais…
Esta festa singular, recriada anualmente a 24 de Junho em Sobrado, é participada com alma por toda a população sobradense, tornando-se bela, contagiante, emocionante e direi inspiradora. E, nesse dia festivo, todos, incluindo forasteiros, se sentem atores na encenação e evocação de uma luta lendária  entre BUGIOS (Cristãos) e MOURISQUEIROS (Mouros).   Uma luta colorida, entre exércitos rivais que marcham ao som das Bandas de música, saltitam, correm, confrontam-se… vencem!
O envolvimento popular e genuíno nesta tradição é deveras impressionante. Na explicação dos sobradenses é Paixão e vem no sangue deste povo!
Uma história assim tão rica não pode passar ao lado da nossa comunidade escolar! E nesse sentido lhe daremos um destaque especial, durante este ano letivo.
Mas, o que retiro de exemplar desta festividade para o quotidiano de um professor, é o de nos encantarmos repetidamente pelo nosso desempenho docente em cada novo ano, mesmo em tempo de crise a desanimar-nos. Ensinar com alma, com paixão! A maior motivação para os alunos, estou em crer que é o nosso exemplo contagiante…
Mais um novo ano letivo…vivámo-lo com propósito e unidos, qual “exército lendário”!


Sem comentários: