sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril...para sempre


Para mim é impossível esquecer uma tal data...25 de Abril de 1974.
O valor da Liberdade, da Democracia, da pluralidade de ideias e sentires são valores preciosos.
Mas há uma estreita relação entre essa valorização e as vivências de cada um. E, se a minha experiência de vida passou pela mudança de políticas ditatoriais para as democráticas e pelo entusiasmo das primeiras manifestações sociais, os actuais jovens não experimentaram estas situações. Falar com eles da conquista da liberdade parece estarmos a contar uma nossa alucinação.
Nasceram em liberdade! Podem votar (e a maioria não o faz) e manifestar-se livremente. Vivem tão livremente que vão até aos maiores excessos. Dos excessos da bebida, ao excesso dos grafitis, ao excesso da droga, ao excesso da dependência dos pais, ao excesso das futilidades...uma liberdade que muitas vezes oprime os outros. Por vezes pareço uma "velha do Restelo"...fico céptica (ou cética?), desapontada, pessimista...Como deixar, qual herança valiosa, estes valores intactos na sua essência? Como "plantá-los" na mente jovem por forma a que a sua concepção original frutifique?...
A única resposta que se me afigura mais razoável é simplesmente VIVÊ-LOS!
Não deve ser por acaso que ambos os meus filhos parecem ter vivido a Revolução de Abril. O que leva uma jovem de 19 anos a colocar o CD "Cantigas do Maio" de José Afonso num dia como o de hoje? e o "Abril" de Cristina Branco?...E é ao som dessas melodias que divago e escrevo estes meus pensamentos.
Só se consegue transmitir a importância de tudo isto quando essa importância se vir reflectida na nossa vida...e for captada pelos outros.
E afinal tudo na nossa vida é assim! O amor, o empenho, a justiça, os príncipios religiosos, a educação.
(Foto retirada de http://www.ideotario.com/)

1 comentário:

Rosa Silvestre disse...

Estou plenamente de acordo. Obrigada pela partilha. Resto do dia de 25 de Abril ÓPTIMO!
Bjs, RS.