sexta-feira, 14 de março de 2008

Que docência?

Tenho pensado muito sobre a avaliação dos professores. Parte do meu tempo tem sido a observar, a atentar nas notícias, nos debates...Mas, há muito que sinto pertencer a um grupo profissional muito diferente.

Hoje, estou cansada. Foi daqueles dias extenuantes em actividades, trabalho diversificado com as crianças, procura de material...e, é sobretudo, no final desses dias, que me sinto mais feliz e realizada. É um cansaço de satisfação!...e nestes dias sinto-me "abençoada" em ser professora.
E com este sentir me aproximo dos pensamentos de Rubem Alves, com quem me identifico:

"O ensino das ciências da educação não forma educadores...educadores nascem."
"Os pedagogos, estudados nos saberes das várias teorias sobre o ensino e aprendizagem, não são, por causa disto, educadores mais sábios. A ciência do ensino e da aprendizagem não faz melhores educadores - embora seja uma ferramenta preciosa para aqueles que já nasceram educadores."
"O que não é cientifico, não goza de respeito...sendo coisa científica, o discurso pedagógico passou a morar na feira das utilidades. De lá a palavra amor, foi expulsa. Amor não é ferramenta...Quem fala de amor é piegas e não-cientifico."

2 comentários:

tsiwari disse...

Relembro uma frase que dizia mais ou menos assim : "Pensam que ser poeta é fácil. Que se nasce poeta... Não é verdade. Para se ser poeta trabalhou-se muito!"

Nesse sentido, discordo alguma coisinha do que diz o (nosso) muy amado Ruben : não se nasce educador. Ser-se educador dá muito trabalho...

Entendo, claro, que ter, apenas, aulas de Educação não faz de ninguém educador.

;)*

Rosa Silvestre disse...

Pois não se nasce educador, é certo mas se o educador tiver empatia e gosto de ensinar a criança ou jovem que educa, isso é meio caminho andado e nem todas as pessoas têm essa qualidade, infelizmente .... e muito delas são consideradas educadoras.... mas a criança ou jovem é que sofre...felizmente são poucos, acho eu.
Uma ÓPTIMA PÁSCOA, Raquel para si e para os seus.
RS.