sexta-feira, 21 de março de 2008

"O Suave Milagre"




É nesta altura de Páscoa que me lembro do conto de Eça de Queiróz, "O Suave Milagre".
Curiosamente a maioria das pessoas refere-o na época natalícia. Eu própria conheci-o num Natal.
Mas, parece-me completamente adequado a este momento festivo, em que, tal como no Natal, se parece esquecer a razão genuína desta comemoração, para apenas se valorizar a gastronomia.

Sendo defensora da laicidade na escola pública, não defendo a omissão da história religiosa que nos leva a estas comemorações. As tradições, a característica religiosa que formou a nossa mentalidade, grande parte dos nossos bons valores de vida, são de origem cristã. Como renegá-los?...Tal não significa promover rituais religiosos, significa informar, esclarecer...

Tive oportunidade de apresentar, na escolinha onde trabalho, um teatro de sombras com essa história de Eça. A parte sonora gravei-a antecipadamente (e, também, rudimentarmente). Mas, se quiserem podem ouvir. (O download é um pouco demorado.) Eu gosto muito da parte final!

7 comentários:

Ana Maria Neves disse...

Olá, desejo para toda a família Alves uma Boa Páscoa e uma excelente Primavera. Beijinhos

Ana Maria Neves disse...

Olá outra vez Raquel! POdes fazer chegar-me o teu e-mail? Penso que tens o meu... gostaria de fazer-te um convite...

Raquel Alves disse...

cá vai: raquel.fs.alves@gmail.com

Não tenho o teu email!
Beijinho...obrigada pela visita e pelos votos de boa páscoa que retribuo.

Ana Maria Neves disse...

ah ah ah... Acho que o teu marido tem o meu mail :))) eh eh eh

Anónimo disse...

ola,ouvi a história,é muito bonita eu naõ conhecia.Contaste-a super bem ,muito pausada e com boa entuação.Eu achei a linguagem muito rebuscada e adjectivada para os pequeninos.A musica e´ fantastica e só por si expressiva.Naoadmira que eles tenham gostado eu adorei até fiquei emocionada...boa Páscoa bjs

Raquel Alves disse...

Virgínia,obrigada pelo teu comentário.Quanto"à linguagem rebuscada", fui fiel ao texto do Eça.Apenas cortei alguns trechos.Claro, que se torna difícil para os pequeninos! A eles recontei a história com o livro e com as imagens das sombras...
Beijinhos

tsiwari disse...

No final, aparece sempre quem nos ama. Eu quero acreditar que sim...


***