sábado, 29 de março de 2008

Por Florença...

Há muitos anos, tinha eu cerca de 10 de idade, uma estátua estava colocada num suporte , num dos cantos da sala de estar. O meu pai dizia-me que, tal escultura era um rapto...um dia numa traquinice das minhas, parti a estátua!...
Pois, passaram-se 30 anos e, quando, esta semana, na Piazza de la Signoria em Florença
vi a verdadeira estátua, fiquei imóvel.Esta escultura - O Rapto... das Sabinas, de Giambologna, em 1581 é o ponto culminante da carreira de Giambologna, que retrata um episódio lendário da época da fundação da cidade de Roma. Preocupado em povoá-la, Rómulo, criou no Capitólio um refúgio para todos os refugiados, exilados, devedores e escravos fugidos da redondeza. Como faltavam mulheres, durante uma festa, os novos habitantes raptaram todas as jovens do povo vizinho, os poderosos Sabinos.
...Foram precisos 30 anos para eu aprender tudo isto!
Ah!...comprei uma estátua do Rapto, não em mármore, nem alabastro. O valor dela está mesmo neste saudoso reviver.

1 comentário:

tsiwari disse...

A memória faz-nos reviver histórias que aparecem, agora, a encher de significado vivências que nem valorizámos por aí além nas alturas a que, a tal memória, nos transporta...

***