segunda-feira, 29 de abril de 2013

50 pessoas...MARIA EDUARDA AZEVEDO





Tinha eu os meus 6 anos cheios de vivacidade quando entrei para a escola primária nº 30 - S. Roque da Lameira, aluna da 1ª classe da senhora professora D. Maria Eduarda Azevedo.
 Esta professora acompanhou-me desde esse momento inicial até ao último dia da 4ª classe.Se na altura tinha por ela uma deferência e admiração especiais, hoje isso redobrou. Era uma mulher que eu achava muito alta. Tinha um porte elegante, não só por ser magra, havia nela uma elegância muito própria. A sua delicadeza feminina, o seu perfume, a forma de vestir, o aprumo dos seus materiais, a alvura da bata e o seu ar sempre arrumado, davam-lhe o título de uma autêntica senhora.



                                                                         
A única professora que conduzia e que chegava à escola no seu Volkswagen carocha preto.
Como professora era exigente mas compreensiva. Hoje reconheço que face ao seu desempenho e ao tipo de atividades que propunha era de facto "à frente" para o seu tempo.Valorizava também a criatividade e os trabalhos manuais. Por outro lado acho que por minha causa, esqueceu a parte religiosa do programa. A única vez que rezamos foi uma situação invulgar. Eu fechei os olhos à espera que a professora orasse...lembro que se gerou um profundo silêncio de admiração e que todos pararam a olhar-me. Rezaram mas a partir desse momento nunca mais se repetiu tal situação.

2 comentários:

Anónimo disse...

ola Eduarda. Provavelmente andamos na mesma altura na Primaria. Eu era aluna da professora Raquel e estava na 1ª sala ao cimo das escadas...que bom reencontrar alguem da minha escola....

Anónimo disse...

ola Eduarda. Provavelmente andamos na mesma altura na Primaria. Eu era aluna da professora Raquel e estava na 1ª sala ao cimo das escadas...que bom reencontrar alguem da minha escola....
ah e eu sou Manuela Mendes