sábado, 30 de março de 2013

O Respeito e os Espaços...


“Desculpe…para entrar tem que se descalçar” disse um jovem muçulmano ao olhar-me. Ia apenas em busca de informações e mesmo assim, para entrar tinha que cumprir o ritual e colocar os meus botins nas prateleiras alvas da entrada, onde alguns pares de sapatos se alinhavam.

Amadu
Obedecendo á sua exortação, descalça, logo o jovem me atendeu com um sorriso simpático e educado. Foi então que conheci o Imã Amadu Camará. Uma aproximação cautelosa e de muita desconfiança…alguns chamar-lhe-ão um termo mais simpático – prudência. Do negro do rosto o negro do olhar, forte, penetrante mas impenetrável. Olhou-me como se me radiografasse mantendo um ar severo. Sem duvida que a sua pose contrastava por completo com o jovem que me tinha recebido. Recolhidas as informações com a criançada  a aproximar-se , subi as escadas para sair. O jovem muçulmano angolano teve a gentileza de me dizer enquanto me via calçar “Sabe, esta prática corresponde a uma passagem bíblica em que Deus diz a Moisés para se descalçar porque o lugar que ele pisava era sagrado. Este é também um lugar destinado a Deus, por isso sagrado. Os sapatos que percorrem as ruas têm todo o tipo de impurezas, mesmo excremento de animal…por isso é importante procedermos assim…!”
Acenei-lhe positivamente e retribui-lhe um sorriso amável agradecendo a atenção.

Sem comentários: