quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Centenário da República



Viver o 5 de Outubro de 2010, de forma banal não me pareceu muito bem. Afinal tratava-se de uma data memorável e irrepetível.
Cem anos da República!
Muitas das pessoas passam indiferentes por estas datas. Umas porque são demasiado jovens para lhes conferir importância e significado, outras porque nunca reflectiram muito nesses ideais e querem que a sua vida" corra", outras por desilusão e até comodismo e, outras porque são monárquicas. Pois desde pequena que ouvi dizer que o meu bisavô materno era Republicano. Isso trouxe-lhe bastantes problemas que eu não compreendi quando a minha avó Inês (sua filha) me contava isso cheia de entusiasmo e brilho no olhar. À medida que o tempo passa e vou saboreando a história, que também tem as suas estórias, valorizo esses ideais que outrora uniram forças para uma mudança de rumo. Por isso mesmo, fui a Lisboa vibrar com as comemorações do centenário.
A cerimónia na Praça do Municipio foi muito digna...à altura de um centenário em pleno século XXI.
Viva Portugal Republicano!


Sem comentários: