sexta-feira, 25 de junho de 2010

Festas de S. João









Tradições fascinantes como a Bugiada de S. João em Sobrado, são relíquias de guardar na memória das nossas experiências de vida pelo mundo. Não fora o concurso de professores e, provavelmente, nunca conheceria uma Festa tão bonita.

A poucos quilómetros do Porto, com um santo popular também venerado na minha Cidade Invicta, com uma noitada muito calorosa, dificilmente seria cativada a deslocar-me a uma pequena vila vizinha, para um festejo Sanjoanino. Mas, o acaso do concurso levou-me até Sobrado. Quanta sorte!... Na minha alma tripeira há lugar para um S. João do alho porro, cascatas, balões e sardinhas, mas abriu-se também espaço para um S. João de Mourisqueiros, Bugios e as bandas a tocar.

Sobrado apresentando grandes traços de ruralidade, onde o dia a dia ainda corre ao sabor das estações do ano ,com habitantes pacatos e bastante humildes, nada me faria pensar que guardava uma história singular com uma representação tão fascinante, rica e colorida. Guardam um tesouro que é mostrado anualmente! A grande maioria dos Sobradenses vibram com esta festividade e nela têm um grande orgulho. Como costumam dizer, têm paixão pela Bugiada. Por isso, ir no dia 24 a Sobrado é como sermos actores e envolvermo-nos na representação de uma luta lendária ente Bugios (Cristãos) e Mourisqueiros (Mouros).

Ficamos contagiados pelo entusiamo e pela beleza desta Festa. Ver crianças bem pequenas a participar como Bugios é enternecedor e demonstra a vivência de uma tradição que tem alma. Alguns dizem que este gosto vem no sangue e perpetua-se de geração em geração.

Confesso-vos, eu devo ter levado uma transfusão!

3 comentários:

tsiwari disse...

Fogo.

Arrepiei ao ler-te, neste texto.

Condecoro-te, de imediato, "ilustre sobradense honorária"!!!


Bjo

Anónimo disse...

Olá,
sou sobradense de alma e coração, amo as bugiadas com a dita "paixão" e fiquei enternecida ao ler a sua descrição desta nossa tradição!
bjinho,
Ana Pereira

Rosa dos Ventos disse...

Aqui no meu bairro há uma capelinha de S. João e há sempre festa rija!
Viva o S. João e mais todos os santos que nos fazem bailar! :-))

Abraço