sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Presépios

"Enquanto estavam em Belém chegou o momento de Maria dar á luz. Nasceu-lhe então o menino...envolveu-o em panos e deitou-o numa manjedoura..." S.Lucas 2:6 e 7
Ano após ano a narrativa Biblica do nascimento de Jesus é lida à mesa do Jantar de Natal. Há quantos anos a Bíblia é aberta quer no Evangelho de S. Mateus, quer sobretudo no Evangelho de S.Lucas!...Mas se o Natal simboliza esse nascimento importante, como omitir a sua leitura? E, sabe tão bem esse relato á luz das velas com a atenção de todos! Á mesa não significa que todos sejamos cristãos e tenhamos a mesma fé mas, se vivemos um Natal dito cristão devemos assumi-lo. Porque o Natal do Pai Natal, é um pouco diferente! E todos nós ganhamos um carinho especial pelo simpático velhinho barbudo de roupagem vermelha. No entanto, para mim, essa é a mistura do sagrado e do profano. Uma mistura que pretende o bem de todos, transmititir alegria, esperança e magia.
Cada qual guardará para si a melhor mensagem de Natal. Eu prezo muito o aniversário desse Cristo e talvez por isso, há alguns anos que comecei a coleccionar pequenos presépios. Este ano presentearam-me com mais cinco.
"...porque não havia lugar para eles na estalagem." (final do versículo 7 do capítulo 2 de S. Lucas)
Muitos de nós esquecemos o presépio, o simbolismo dessa humildade, dessa singeleza e não só não temos lugar para Cristo nas nossas vidas, como procuramos preenchê-las de um consumismo exagerado,de uma vaidade desmedida e de ganâncias ofensivas. Mas, somos livres! Com essa mesma liberdade, eu vivo o Natal desta forma.

2 comentários:

Rosa Silvestre disse...

Também gosto muito de presépios. Encerram uma mensagem diferente da da árvore de Natal, que apela mais aos presentes.
Um excelente Natal junto dos seus e Um óptimo Ano Novo!

tsiwari disse...

olha, olha... outra "presépios addicted"!

;)


Um 2009 em grande.