sábado, 10 de maio de 2008

Carros Eléctricos

Hoje os carros eléctricos desfilaram. Fui vê-los ao centro do Porto. Apesar do dia nublado e ventoso, vê-los a percorrer a cidade, transmite uma luminosidade especial.
Este Desfile Anual de Carros Eléctricos Históricos, é uma iniciativa instituída pelo Museu do Carro Eléctrico. Este ano, o Desfile realizou-se em dois percursos, um pela marginal, entre o Infante e o Passeio Alegre, e um segundo que percorreu o centro do Porto, partindo de Massarelos até à Batalha. O Museu seleccionou um conjunto de 15 veículos representativos da história e memórias dos transportes colectivos na cidade, desde o início do século XX até aos anos 30.

...Sou do tempo em que os eléctricos percorriam muitas ruas da cidade...passavam na Rua de Cedofeita, até passavam na Rua S. Roque da Lameira!
O meu filho andou pela primeira vez de eléctrico tinha 2 anos (Agosto de 1986) e foi da Boavista até ao Castelo do Queijo. Ele chamava-lhe o Tim-Tim. O Bilhete que paguei está guardado no seu álbum...ora vejam!
É um veículo que sempre me encantou...De tal forma que em 2002, andei a "distribuir poesia", conjuntamente com colegas e com um grupo de adolescentes institucionalizados, com quem tinhamos desenvolvido uma oficina de poesia (rudimentar).
Há transportes que nos transportam para lá da utilidade...levam-nos mais longe, além do material. Fazem do sentimento percurso obrigatório.

2 comentários:

Teresa Lobato disse...

Olá Raquel. Obrigada pelo simpático comentário. Darei notícias a quem me deixou mensagens no blog ou a quem me escreveu.

Abraço

tsiwari disse...

Tb fazem parte dos meus recantos afectivos da memória alguns passeios de eléctrico, até ao Castelo do Queijo.

O sentimento viajava, ao ritmo dolente do eléctrico...

Bjo