domingo, 20 de julho de 2014

Rubem Alves

O inspirador do mote do meu blogue, o admirável Rubem Alves, que até parece ser meu familiar pelo sobrenome, partiu ontem lá de Campinas - Brasil, para uma eternidade qualquer fora da terra. Fica semeado em muitos corações, também no meu, e ele nem sabe disso!
Sinto-me empobrecida, profundamente comovida ao escrever estas poucas palavras. Há pessoas assim que tocam os outros. 
O meu querido Rubem desfez os anos todos e voou...

sábado, 12 de julho de 2014

Psicodrama

Às vezes é assim...sem saber bem o que era, inscrevi-me nesta ação que foi promovida no ambiente escolar à laia de formação.
Gosto de aspetos relacionados com o psiquismo, as emoções, a complexidade do nosso ser e dos outros.
Foi assim que me vi envolvida numa ação de Psicodrama.
Só no dia conheci tal definição.
Psicodrama é uma psicoterapia de grupo, em que a representação dramática é usada como núcleo de abordagem e exploração da psique humana e seus vínculos emocionais. Foi desenvolvida por Moreno, no século passado(1925) e, tem sido desenvolvida da forma como os seguidores se apropriam de tal conceito. Assim este procedimento dramático em que me vi envolvida, orientado pelo médico psiquiátrico e psicoterapeuta, Dr. Luciano Moura, visava fazer viver uma simulada sessão de Psicodrama, procedimento dramático como atuação terapeutica, em que se pretendia proporcionar ao grupo uma liberdade que nos permitisse sentir uma atemporalidade do imaginário. Para este momento foi escolhido um Protagonista com base na sua história de vida (imaginária). Pois...e foi aí que eu entrei ativamente. Fui escolhida pelo grupo (cerca de 20 pessoas) como tal. Dizer que fiquei "assustada" é simplesmente partilhar aqui o que senti naquele momento. Depois envolvi-me na dinâmica e passaram cerca de 2 horas sem que eu desse por isso! Todo aquele contexto, em que são utilizados uma série de instrumentos e fases pretende que o protagonista encontre espontaneamente novas soluções de vida. Foi uma experiência enriquecedora...aprendi também a descentrar-me de mim e a ver-me de fora de mim própria.Sem duvida que na nossa vida a nossa capacidade de agir de modo "adequado" perante novas situações, cria uma resposta inédita e transformadora de situações preestabelecidas.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

العربية في قلب *


A sanjoanina história de encantar sobradense deixou o meu coração à mercê de Bugios e Mourisqueiros. E de terras de além mar, com o rendilhado da escrita, a doçura de um francês pausadamente falado, conheci um genuino mourisqueiro, sem espada nem roupa riscada, mas com a cor e o sabor das tâmaras africanas. Arrebatou o meu coração, preencheu-o de arabescos de amor, qual filigrana! E eu quero debruar a minha vida com esses arabescos como as rendas da minha avó Inês debruaram  os meus lençóis. Porque os mourisqueiros já não habitam a serra! Há um que habita o meu coração.

*àrabe no coração


"Não é tão fácil como se crê ser um egoísta puro, e ninguém, sendo-o, alguma vez triunfou."


Ortega e Gasset