domingo, 29 de setembro de 2013


O que é o Dia Nacional do Pijama?

O Dia Nacional do Pijama é um dia solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 6 anos, nas escolas e instituições participantes, de todo o país, vêm vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades divertidas, até regressarem a casa.
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano.
Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que uma criança deve crescer numa família.
O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida.
É um dia que promove a escola de valores - permite que as crianças aprendam a partilhar e a viver a solidariedade. É também um dia que liga a família e a escola - permite a celebração do valor da familia e a aproximação entre os pais e a escola.
O Dia Nacional do Pijama é, por isso, uma experiência educativa 3 em 1. 
É formado por três componentes: (1) lúdica, (2) educativa e (3) solidária. E contribui para a relação escola-família.
Para se potenciar a riqueza pedagógica da iniciativa, o Dia Nacional do Pijama deve ser planeado.
No outro dia vi-me confrontada com esta informação, na escola onde trabalho. Pouco depois uma colega escreve-me entusiasticamente a falar na sua adesão a esta iniciativa. E eu resolvi ler melhor as informações disponíveis e...senti-me terrivelmente crítica, aquilo a que chamarão de "desmancha prazeres". Por trás de uma causa que será nobre, está uma promoção desajustada, quanto a mim.
Mas...porquê uma americanice destas para valorizar a importância de todas as crianças terem direito a uma família? e porquê andar de pijama todo o dia? Se fosse para incentivar a recolha de pijamas para crianças mais necessitadas...ainda fazia sentido mas...para valorizar a família? então porque não comemorar a sério o Dia 15 de Maio - Dia Internacional da Família? Não consigo entender a lógica de tal evento, muito menos a pedagogia e grande relação com a solidariedade... será defeito meu?

sábado, 28 de setembro de 2013

a Guida...

O sabor dos reencontros, com o sabor da cidade...a alegria, o sol e o rio...e o riso aberto de quem se gosta!...e o poder-se falar abertamente como outrora, sem preconceitos ou restrições e desconfianças a filtrar-nos a genuinidade...ah! não há sabor que se compare a tudo isto!
(nem mesmo o das caipirinhas de que a Guida tanto aprecia!)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Encontro...

17 de setembro de 2013…
16h30…
Porto…
Avenida dos Aliados…
Esplanada do Café GUARANY…
E eis que quatro braços envolveram dois corpos, que se uniram com imensa emoção…Alguns transeuntes pararam a testemunhar tal ato.
A isso chamou-se abraço!
Mas não era um abraço qualquer. Era genuíno, pleno de sentimento, de saudade e conseguiu unir 20 anos de distância….e a par da alegria, da ternura, havia a sensação de se ter rompido o tempo entre o que foi e o que é, unindo tudo ali no presente. Vieram as lágrimas e os sorrisos e então olhando-nos vimos que continuávamos nós, as mesmas! A simplicidade, o sentirmo-nos bem, o à vontade como se tivessem passado horas após o último encontro. Dizem que isso é próprio da amizade sincera. Eu tenho a certeza que é!

sábado, 14 de setembro de 2013

Tristeza

Hoje estou particularmente triste e desanimada. Tenho uma imensidão de paredes com quem posso desabafar, é o que vale!... O absurdo da vida é quando ela prega más surpresas a quem é bom e deixa os maus do mundo nas suas maléficas influências. Raio de mundo este em que tudo é ao contrário!


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Novo ano letivo...Bugios e Mourisqueiros


O Manual de Acolhimento 2013-2014, com um bonito design,oferecido a cada docente e demais pessoal pertencente ao Agrupamento de Escolas de Valongo, abria com um texto da minha autoria. O Tema aglutinador é-me particularmente caro e pediram-me uma pequena introdução a esta publicação de 21 páginas. Num universo de 190 professores, senti-me honrada com tal convite.




Novo ano letivo…
Agrupamento de escolas de Valongo…
Da mera designação instituída, algo desafiante mas imposta, até à apropriação como realidade vivida, a de que somos indivíduos, uma pluralidade heterogénea dispersa por um conjunto de escolas num espaço geográfico entre Valongo e Sobrado. Foi percorrido um caminho e este recomeço de ano, é já fruto de um trabalho colaborativo que mesclou territórios geográficos, pedagógicos e até afetivos. Agregamo-nos num sentido já partilhado e o novo logótipo transparece essa união. Reflete as características de uma comunidade preenchida de saberes, tradições e cultura, em que o grande objetivo é o de EDUCAR.
E, sem duvida que tradições fascinantes como a Bugiada de S. João de Sobrado, são tesouros imateriais…
Esta festa singular, recriada anualmente a 24 de Junho em Sobrado, é participada com alma por toda a população sobradense, tornando-se bela, contagiante, emocionante e direi inspiradora. E, nesse dia festivo, todos, incluindo forasteiros, se sentem atores na encenação e evocação de uma luta lendária  entre BUGIOS (Cristãos) e MOURISQUEIROS (Mouros).   Uma luta colorida, entre exércitos rivais que marcham ao som das Bandas de música, saltitam, correm, confrontam-se… vencem!
O envolvimento popular e genuíno nesta tradição é deveras impressionante. Na explicação dos sobradenses é Paixão e vem no sangue deste povo!
Uma história assim tão rica não pode passar ao lado da nossa comunidade escolar! E nesse sentido lhe daremos um destaque especial, durante este ano letivo.
Mas, o que retiro de exemplar desta festividade para o quotidiano de um professor, é o de nos encantarmos repetidamente pelo nosso desempenho docente em cada novo ano, mesmo em tempo de crise a desanimar-nos. Ensinar com alma, com paixão! A maior motivação para os alunos, estou em crer que é o nosso exemplo contagiante…
Mais um novo ano letivo…vivámo-lo com propósito e unidos, qual “exército lendário”!