domingo, 6 de março de 2011

Acordo Ortográfico


Segundo a aprovação do Governo, a aplicação do acordo ortográfico da língua portuguesa no sistema educativo será já no próximo ano lectivo 2011/2012.

Mas, nota-se entre a maioria dos professores uma alergia a essa aplicação. Essa relutância não se sente unicamente no espaço escolar, muitos cidadãos referem-se a isso com um enorme desconforto e até aborrecimento.

Para ser sincera tive que percorrer um caminho de consciencialização para esta mudança. Eu, que sempre tentei ser fiel ao meu português de Portugal. Fiz sempre um enorme esforço para não me deixar contaminar por brasileirismos, apanhei um susto quando pensei que tinha que me render a um português miscigenado.

Mas uma língua viva, cruza-se, evolui e renasce. O acordo ortográfico é o acto fúnebre de muitas das letras que ficaram mortas nas palavras que falamos. E isso é natural. Se assim não fosse ainda escrevíamos farmácia com “ph” entre muitas outras palavras. Então se esta escrita viva assim cresceu e se entrelaçou com outros povos que falam esta nossa língua, porque não acordarmos num português partilhado?