segunda-feira, 22 de junho de 2009

Festas Populares

Não sendo devota de nenhum santo, elegi três Festas de Santos Populares.
Muitos se escandalizarão com tamanha revelação. Pois, desde sempre que estas festividades são muito mais profanas do que religiosas. É no profano que eu entro!


Nascida no Porto, educada por Tripeiros, convivendo maioritariamente com portuenses, não podia viver alheia a uma festividade como a noitada de S. João em que o povo saía à rua com alhos porros e martelinhos. As ruas da baixa e das zonas típicas enchiam-se de gente que corria alegremente, saltava fogueiras e nesse corropio eufórico, batia na cabeça de quem calhava com os ditos alhos, martelinhos e martelões!...No ar o aroma a manjerico e a mistura de odores das plantas com o dos fritos das farturas, do algodão doce e das sardinhas. E tudo sabia bem, até o orvalho da noite!...complementado com o fogo de artificio, era, para mim, uma festa perfeita. Digo era, porque já não percorro as ruas como outrora! Uma boa sardinhada com amigos sabe-me melhor!

Em criança, por alturas de Junho, costumava passar algum tempo com a minha tia Mira, que me levava à praia de Matosinhos. Ela falava-me do Sr. de Matosinhos. Por vezes trazia-me lembranças do recinto da festa...loucinhas pequeninas de chapa e de barro. Ora o que me havia de acontecer?! Passados muitos anos fui colocada numa escola em Perafita, concelho de Matosinhos. Lá trabalhei 14 anos! E, embora não tenha nada contra o santo padroeiro de Perafita - o S. Mamede, o Sr. de Matosinhos cativou-me pela sua lenda. E eu, que sempre me deslumbrei com o mar, passei a achá-lo ainda mais bonito...Nunca deixei de passear pelas barraquinhas de venda junto à Igreja do Bom Jesus e, sempre que possivel assistir a concertos. A Igreja ficava deslumbrantemente decorada.


Mas, só quem anda apático no mundo não descobre beleza... Do mar vim para a serra. E como gosto de lhe chamar Cuca- Macuca! É muito mais sonante com este nome do que com o de Santa Justa.
Pois Sobrado fez-me reencontrar o S. João. Esperava eu uma festividade similar à do Porto quando me deparo com um linguajar próprio associado aos rituais sanjoaninos da região - BUGIOS e MOURISQUEIROS. Confesso-vos que fiquei rendida a esta bela festa. Ir no dia 24 a Sobrado é entrar na história lendária e ser actor. O colorido é deslumbrante e a forma como os sobradenses vivem a festa é contagiante.

Três festas...uma por herança, duas por vivência, todas por afecto!

sábado, 20 de junho de 2009

Felicidade...

Hoje sinto-me feliz!...Sou assim mesmo, após um grande esforço, uma dedicação desmedida a algo, colhendo o seu sucesso, fico enormemente realizada.
Hoje pensamentos sábios como os de Fernando Pessoa, fazem todo o sentido:

"A Felicidade exige Valentia",

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não
esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela
vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.·
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no
recôndito da sua alma.·
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da Vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."


Fernando Pessoa

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Góis

Com mais de oito séculos de existência, a Vila de Góis está situada a cerca de 40Km de Coimbra, num vale estreito e profundo, o Vale do Ceira, encravado entre as serras do Carvalhal e do Rabadão. É uma simpática povoação, onde se faz sentir a frescura do Rio Ceira e sobretudo, nos faz deslumbrar com a limpidez dessas águas, o arranjo dos jardins, pelo casario a ser preservado. A Praia fluvial da Peneda tem um espaço envolvente cuidado, recentemente requalificado onde tudo se torna aprazivel. Foi por lá que desfrutei o feriado de 10 de Junho. São estes pequenos e belos lugares que me fazem valorizar a minha condição de Portuguesa.

LargoFranciscoInácioDiasNo

PonteReal-ViladeGóis

escola
(E B2,3 de Góis)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dia do Ambiente

O Dia do Ambiente
                                                                                                                            


Lembremo-nos de S. Francisco,
o que nasceu em Assis
e falava com as águas,
com as árvores e os bichos,
sentindo-se assim feliz
por respeitar todas as coisas
que eram a sua raiz.
E o homem poluidor
do nosso tempo moderno,
destruindo o ambiente,
além de não ser eterno,
acaba sempre por fazer,
mesmo sem o querer,
da nossa vida um inferno.

José Jorge Letria