quinta-feira, 23 de outubro de 2008

SAUDADE

Faz muito tempo que não percorria o centro da minha cidade, num dia útil. os considerados "de semana". E nesta época outonal, ao entardecer, na agradável mistura da frescura da noite com os nevoeiros aromáticos dos assadores de castanhas, sinto uma nostalgia especial. No Porto os nevoeiros são especiais, sejam eles quais forem!

Faz muito tempo que fui jovem e vivi a cidade na intensidade das horas marcadas, dos transportes cheios de gente, dos encontros nos cafés, do namorado á espera, do Liceu a abarrotar de alunos, dos passeios em Cedofeita, das montras bem decoradas, dos amigos “Hippies” (de rua) que me faziam os brincos. Quanta saudade!!!

Faz muito tempo que não percorria as ruas com estes pensamentos a rodopiar na mente.

Isto de ir ao médico no centro da minha cidade, tem destas coisas!

Qual vir para casa a correr?! Soube-me muito bem passear neste fim de tarde!

E, na Capela das Almas, onde outrora passava apressada para apanhar o trólei no Bolhão, parei calmamente a saborear o momento…

sábado, 18 de outubro de 2008

Por que vou?



A Criança Nova que habita onde vivo
Dá-me uma mão a mim

E a outra a tudo que existe
E assim vamos os três pelo caminho que houver,
Saltando e cantando e rindo
E gozando o nosso segredo comum
Que é o de saber por toda a parte
Que não há mistério no mundo
E que tudo vale a pena

Fernando Pessoa / Caeiro



As minhas mãos...dão-se e entrelaçam-se...porque eu vou sempre com afectos e ideais. O toque, a sensibilidade do tacto consegue penetrar-me até ao âmago de mim mesma...á alma. Estremeço de afecto e de falta dele! As minhas mãos só vão com quem tem um espírito lavado e branco...talvez imaculado.Então sim, venham os mistérios para que meus olhos também deslumbem e tacteiem o mundo...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Há cores e cores!

No jardim de Infância, a propósito da construção de um Castelo, as crianças opinavam qual a melhor cor para o pintar. Cada um nomeou a cor que lhe parecia melhor. Uns disseram castanho, outros, verde, ainda outros cinzento e o mais pequeno do grupo apontou o cor de rosa. Depois das votações feitas a cor escolhida foi o cinzento...
Estava já um grupo a pintar quando se comentou entre eles a cor escolhida pelo pequenito Ruben. De imediato o irmão do Ruben se virou para a professora e disse: "Tu não lhe ligues porque ele é gay!"

sábado, 4 de outubro de 2008

70 ANOS...


Parabéns Pai! A minha mensagem de hoje socorre-se dos pensamentos de Rubem Alves, um velho sábio que há quatro anos "desfez"70 anos. E, tal como tu, ele tem reflexões deliciosas e cita poemas encantadores. Por isso quando se aproximava do seu 70º aniversário escreveu deste modo:


O calendário me fez voltar a um salmo que aprendi de cor quando era menino: "Nossos dias passam como um suspiro... Setenta anos é o tempo de nossa vida. E se alguns, por sua robustez, chegam aos oitenta, o melhor deles desses anos é canseira e enfado...Ensina-nos a contar os nossos dias para que venhamos a ter um coração sábio..." (Salmo 90.9-10 ) - Bíblia Sagrada

Pois eu estou atentamente contando os meus dias. Não os que já se foram, mas aqueles que me restam, cujo número não sei. Em breve vou atingir o limite estabelecido pelo salmista: 70 anos! Nunca imaginei que esse dia iria chegar! O problema está no descompasso que existe entre a minha idade cronológica e a idade da minha alma - que está fora do tempo. Na alma, o tempo não passa. Sou ainda menino. Como Alberto Caeiro, "sinto-me nascido a cada momento para a eterna novidade do Mundo."
E eu vejo-te assim!...sempre a viver com o entusiasmo, a energia e o sonho de quem tem muito que apreender...e criar...Alguém que põe alma em tudo o que realiza.

A verdade é que a velhice tem também os seus encantos. São encantos crepusculares, mansos, belos, tristes e efémeros... Mas o belo efémero, até as crianças se encantam com ele! Tanto assim que gostam de soprar bolhas de sabão.

Também quero soprar bolhas de sabão...

O que tenho a dizer se resume num único verso que o Chico compôs para sua filha: "Que seja da alegria sempre um aprendiz..."

Sabes pai, tem sido muito bom viver perto de ti. Pela vida fora soubeste intercalar bolas de sabão, com o trabalho, as rotinas e as obrigações. Soubeste enfrentar as tristezas, as derrotas e as dores com um sorriso de quem tem uma alegria interior estruturada.Soubeste saborear o bem estar, amar. E com a poesia sempre em teu redor, tens guardado a bondade, essa ternura transbordante e, até a ingenuidade de quem acredita sempre no futuro...de quem sonha. E mesmo com 70 anos eu sei que sonhas. Às vezes sonhas pelo passado feliz guardado na memória.

Eu sonho ter-te comigo por muitos anos...És valioso!...