quarta-feira, 16 de julho de 2008

Bugiada em Sobrado - Valongo

Da estátua á verdadeira encenação. De um símbolo, á representação vivida e participada. Uma Festa singular! Uma luta colorida, entre rivais, chorada pelas violinos, vencida pelos justos, sempre acompanhada pelo povo. Uma lenda enriquecida pela história, acrescentada de anacronismos que enriquecem a vivência de um povo Lusitano, com garra para lutar pelo seu espaço, seja qual for o exército!
E como marcham...ritmados ao som da Banda! E, como saltitam ruidosamente!
Mourisqueiros e Bugios...Bonitos, transpirados de satisfação, amorenados pelo sol, tanto de felizes como de cansados...Há alma nesta gente!
Quem participa neste S. João fica contagiado. Torna-se deveras "cristão"...Bugio por adopção! Eu estou convertida.





(imagens da Festa de S. João de Sobrado - 2008)

domingo, 13 de julho de 2008

Quase de férias!

Este final de ano escolar, no "meu" Agrupamento de Escolas, desafiou a resiliência de muitos dos docentes. Desde reuniões, relatórios, avaliações, até às Acções de Formação repentinas - houve de tudo um pouco, para de trabalho haver muito.
A Avaliação de Desempenho Docente tem andado a preocupar muitas mentes. A questão é que alguns professores persistem numa lamuria militante sem eco, discordando da avaliação e quase concordando que são todos iguais. São?...Não nos enganemos mais! O processo pode ter falhas mas ficarmos parados a discursar queixas é falta de inteligência.

Descobri um extracto do Diário de Sebastião da Gama que achei actual e muito interessante:

“ …acho não só justificável como ainda, e principalmente, necessária e honesta a severidade em qualquer exame para professor. Para se salvar um homem podem-se perder mil; para se servir um colega ou beneficiar um amigo, entregam-se centenas de crianças a um incompetente…”

Por isso uma avaliação séria, é mesmo necessária.